Marketing de afiliados – O que é Marketing de afiliados

//Marketing de afiliados – O que é Marketing de afiliados

Marketing de afiliados – O que é Marketing de afiliados

marketing-de-afiliados-Lomadee

O marketing de afiliados é uma forma de publicidade on-line em que o publisher divulga produtos e serviços dos anunciantes em troca de uma comissão, que pode ser gerada por meio de cliques ou por vendas e ações específicas.

Neste post você conhecerá um pouco mais sobre esta modalidade de negócio que cresce cada vez mais no Brasil e têm se tornado a “galinha dos ovos de ouros” de muitos blogueiros que ganham dezenas de milhares de reais sendo um afiliado.

O mercado de afiliados

O programa de afiliados se originou em 1994 a partir do site “cybererotica” que vendia acesso à uma área restrita a conteúdos adulto e à pessoas que indicavam o site e compravam este acesso recebendo uma comissão pela indicação. Entretanto foi a empresa Amazon que expandiu o mercado de afiliados na Internet com o seu o programa Associates.

Enquanto a Amazon continua com seu modelo de rede de afiliados, outros se juntaram e fornecem uma ampla gama de programas de afiliados que incluem produtos e serviços com os quais é possível se inscrever e ganhar dinheiro.

Na verdade, agora é possível se cadastrar em uma ou diversas redes de marketing de afiliados, tais como Hotmart, Netaffiliation, zanox entre outras encontradas no mercado, que lhe fornecerão não somente uma variedade de web sites com os quais você pode se afiliar, mas também lhe manterão no controle de seus ganhos de afiliado, emitindo cheques, fazendo depósitos, enviando declarações de imposto de fim de ano e muito mais.

Crescimento do Marketing de afiliados no Brasil

Marketing de Afiliados

Em pouco tempo, o crescimento e a popularidade do marketing de afiliados se expandiu, e agora é uma força significativa na venda de produtos e serviços na web.

Milhares de programas de marketing afiliado estão disponíveis e podem se misturar com praticamente qualquer tipo de conteúdo em seu blog. Inúmeros empresários construíram seu modelo de negócio de sucesso no marketing de afiliados.

Ganhar dinheiro com marketing de afiliados

A pesar disto nem todos conseguem fazer uma quantidade significativa de dinheiro com marketing afiliado, seja por falta de planejamento, dedicação ou até mesmo de foco em seu trabalho.

Porém, há aqueles que conseguem ganhar dezenas de milhares de reais por mês e esta é uma grande oportunidade para você ganhar dinheiro trabalhando em casa. O mercado de afiliados no Brasil cresce a cada dia e mais empresas pretendem crescer e gerar vendas vêem aderindo à plataformas de afiliados, por exemplo grandes lojas como o Extra, Americanas, Buscapé, Saraiva, Submarino e outras.

Mas antes de se afiliar a qualquer plataforma você deve conhecer algumas nomenclaturas e formatos de programas de afiliados.

Cada formato representa a forma em que a comissão é gerada e disponibilizada pelas empresas para o afiliados monetizarem facilmente.

Podemos encontra varias nomenclaturas como o

  • CPC (Custo por Clique)
  • CPA (Custo por Ação)
  • CPM (Custo por Mil impressões)
  • CPD (Custo por Download) 
  • CPF (Custo por Formulário)
  • CPV (Custo por Venda)

Muitos blogueiros não conhecem estas nomenclaturas e não sabem promover uma campanha de afiliados em seu blog. Por isso muitos acabam frustrados e acabam desistindo e perdendo uma grande oportunidade de mudar de vida.

Há uma frase de que gostamos muito,” Se você desistir, já fracassou. Se continuar tentando, realizara seus sonhos”.  Clique aqui para tweetar.

E para lhe ajudar,definimos cada nomenclatura abaixo.

CPC – Custo por Clique

Quando uma empresa define que o pagamento será por CPC, a remuneração será feita por cada clique que o anúncio receber, ou seja, independentemente do formato de anúncios que decida usar em seu web site ou blog (links de texto, banners publicitários, e-mail marketing etc.), você será sempre remunerado de acordo com os cliques que a campanha receber.

Uma coisa muito importante que muitos não fazem é ler as regras de tracking que a empresa ou anunciante usa.  Muitas empresas que pagam por clique só contabilizam o primeiro clique, ou seja, se o mesmo usuário clicar duas vezes só será contabilizado um clique.

Em alguns anúncios você pode encontra o CPC por clique duplo, ou seja, o clique só é contabilizado quando o usuário clicar no banner e, logo em seguida, quando direcionado ao site fizer outro clique.

CPA – Custo por Ação

As empresas que pagam por CPA ou custo por ação lhe pagarão comissão por uma determinada ação que o usuário fizer em seu site, esta ação é definida pela própria empresa e pode ser um cadastro, um depósito em dinheiro, ou qualquer outra ação.

CPL – Custo por Lead válido

O CPL é muito parecido com o CPA, no CPA você é remunerado por cada ação, mas no CPL você é remunerado por cada ação a ser validada, um bom exemplo são algumas plataformas de afiliados como a Netlucro, Netfilia, Netaffiliation ou a Public-Idées.

Essas empresas avaliarão os novos usuários cadastrados no web site se os mesmos forem aceitos você ganhará sua comissão, mas caso contrário não ganhará nada.

Se fosse no CPA receberia sua comissão apenas pelo simples cadastro, seja o usuário aprovado ou não. Esta é a grande diferença entre a ação e a lead válida.

Recomendamos sempre optar pelo o CPA, pois é mais fácil de ganhar do que no CPL.

CPM – Custo por Mil Impressões

A empresa que paga por com, lhe pagará por cada 1000 impressões, ou seja, a cada 1000 vezes que o banner for exibido em seu site você receberá sua comissão.

É simples calcular isso, basta saber o número de pageviews de seu web site/blog (o banner deve estar em todas as páginas).

Sempre que um usuário acessar seu blog um pageview será gerado e, consequentemente, 1 (uma) impressão do banner publicitário.

Este tipo de CPM só é vantajoso para blogs de grande acesso já que as comissões são baixas, portanto somente um blog de grande acesso poderá gerar uma boa renda com o CPM.

CPD Custo por Download

O CPD é um programa de afiliados que paga por download feito, ou seja, a cada download de um arquivo/programa indicado em seu blog.

Os ganhos para este tipo de programa de afiliado são baixos e muito trabalhoso de se conseguir, entretanto há grandes portais que faturam muito dinheiro com o CPD.

CPF – Custo por Formulário

O CPF e o pagamento de comissão por formulário, ou seja, a cada inscrição que um usuário fizer independente se o mesmo for complexo ou não, você será remunerado.

Se optar em usar esse tipo de programa, será necessário convencer o usuário a entrar na página da empresa e se  inscrever, com isso você será pago, mesmo que o usuário depois se torne cliente da empresa, compre produtos dela ou não.

CPV – Custo por Venda

Os programas de afiliados que pagam por CPV, pagam por venda. Em nossa opinião, são os melhores.  Você será pago por cada venda que efetiuar para uma determinada loja on-line, parece difícil mais não é, tudo depende de como promoverá o programam de afiliado.

O pagamento será um percentual (%) determinado pela loja.Há lojas que pagam de 3% até 25% do valor do produto.

Exemplo:

Se fizer uma venda através de seu web site em um programa de afiliados que paga 20% de comissão sob um produto que custa R$ 300, você ganhará R$60 reais por aquela venda.

Há sites que fazem dezenas de vendas por dia, este tipo de programas de afiliado pode gerar comissões baixas ou muito altas.

Conclusão

Se você quer ganhar dinheiro com Marketing de afiliados deve compreender comoo sistema funciona para analisar qual o tipo de anúncio que lhe proverá melhores ganhos.

O grande erro da maioria dos blogueiros é pensar que basta colocar um banner e esperar que o dinheiro venha, mas não é bem assim, há muito trabalho duro e algumas técnicas que serão mostradas aqui no blog, que podem lhe ajudar a gerar mais lucros.

Se você é iniciante, tente evitar os programas de afiliado que utilizam o CPC, CPM, CPD pois para esses tipos de programas é necessário ter um número de visitas alto e como o seu blog é muito pequeno os ganhos serão insignificantes.

Programas do tipo CPA ou CPF pagam melhores comissões, são um pouco mais difíceis de se converter, porém mais vantajosos para blogers iniciantes.

Outra coisa que precisa ter em mente é que não ganhará dinheiro de um dia para o outro, apenas continue a criar conteúdos de qualidade e ”pense em ajudar os outros, que o dinheiro virá”.  Não fique desanimado se demorar muito, um blog pode precisar de 1 a 6 meses para começar a crescer.

Então ficamos por aqui, nos diga o que achou do post e se ficou alguma dúvida comente e tentaremos responder o mais rápido possível.  Se tiver gostado compartilhe com seus amigos até a próxima e um grande abraço. 

By |2016-06-14T14:32:46+00:00dezembro 27th, 2013|ganhar dinheiro na internet|1 Comment

About the Author:

blogueiro desde 2011, com diversos blogs de sucesso, e agora com um só objetivo de ajudar os amigos internautas, com dicas totalmente grátis.

One Comment

  1. Cintia Raquel 11/05/2016 at 00:34

    Adorei!!!

Comments are closed.